Poison Heart

Os Benefícios no consumo de Cerveja

Algumas semanas atrás, meu amigo Bruno foi internado, motivo: cálculo renal, e de seus rins foram extraídas 5 pedras, cada uma com aproximadamente 5mm…

– Se você bebesse mais cerveja, não teria essas coisas! – Eu disse a ele.

A priori, ele desacreditou, então eu comecei a buscar dados que confirmassem minha afirmação.

Com isso, descobri muitos benefícios no consumo de cerveja!

Por exemplo, a cerveja é uma excelente fonte de vitaminas essenciais. É especialmente rica em vitaminas do complexo B, por exemplo, tiamina, riboflavina, piridoxina e folatos (ácidos fólicos). Um estudo científico recente veio sugerir que a piridoxina (vitamina B6) presente na cerveja, da mesma forma que os folatos, dá uma proteção adicional aos seus consumidores contra as doenças cardiovasculares, comparativamente com o que acontece aos consumidores de vinho e bebidas espirituosas.

A cerveja é, ainda, uma fonte de antioxidantes, provenientes da cevada maltada e do lúpulo. Tais antioxidantes, também, possuem um papel relevante na prevenção de alguns tipos de câncer.

Um copo de cerveja, tem mais de duas vezes o número de antioxidantes de um de vinho branco. Porém, apenas metade dos que contém o vinho tinto. Contudo, muitos dos antioxidantes do vinho tinto são constituídos por moléculas de elevado peso molecular que, por isso, não são tão facilmente absorvidos pelo organismo como as moléculas menores presentes na cerveja.

Além de tudo isso, analisando a composição da cerveja, encontra-se:

1 – 93% de água. Os adultos necessitam de mais de dois litros de água por dia. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2 – Álcool (etanol) 3,4%-9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.

3 – Hidratos de carbono 2% a 3%. Proporciona cerca de 15g da maior fonte de energia do corpo humano.

4 – Calorias. 330 ml de uma cerveja normal contêm cerca de150 kilocalorias, 60 a menos que um refrigerante de cola, com a vantagem acrescida de não provocar cáries.

5 – Gorduras. Zero… tinha dúvidas?

6 – Magnésio (48 mg, 12% da DDR*) e silício (6 mg). O consumo de cerveja associa- se a uma maior densidade mineral nos ossos, atuando como fator preventivo face à osteoporose.

7 – Potássio (190 mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevençãodas câimbras musculares.

8 – VitaminaB12 (0,8 mcg, 48% da DDR). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.

9 – Vitamina B2 – Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também atua como cicatrizante.

10 – VitaminaB5 – Ácido Panthoténico (4% da DDR). Sintetiza os lípidios e o açúcar dos alimentos. Essencial para digerir as batatas fritas.

11 – VitaminaB3 – Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os hidratos de carbono e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.

* Dose Diária Recomendada

Conclusão: Cerveja me deixa mais saudável!

20 comments

    1. @magno, Amigo Magno, o termo “pinguço” está errado, pois o post não se refere à aguardente de cana, a popular pinga. Você poderia usar a locução “papo de cervejeiro”, e ela seria bem aceita nesse caso.

      Agora, sobre beber urina: Esse hábito se chama “Urofagia”, e ele não é próprio de alguns países, pessoas em todo o mundo são adeptas desse costume. Se tiver alguma curiosidade sobre o assunto, acesse esse artigo da “National Kidney and Urologic” – http://migre.me/WNUl Oks?

  1. faz sentido!!! bebo cerveja a um tempão já! eu gosto dela e ela gosta de mim tb (pois não sou barrigudo)!!! não sou estressado, não sou mal-humorado,e “não tenho cabelo branco”!!!!!! ( e olha que estou com 40 anos!!!)…

  2. Aí pessoal!!Eu sabia que tinha alguma coisa maravilhosa na cerveja!!!Desde que comecei a tomar todos os dias ,muitos problemas foram resolvidos!! Terminou meu estrss,dores no peito,etc e tal!!!obrigado papai do ceu !!

  3. Nunca li tanta merda… Em primeiro lugar, dizer que um copo de cerveja tem poucas calorias em comparação ao suco não quer dizer nada. Ocorre que o álcool é metabolizado rapidamente e em primeiro lugar, o que cancela o metabolismo dos carboidratos e gera gordura. É o que se chamam de calorias “vazias”. E todo os minerais contidos na cerveja vão embora devido ao efeito diurético da mesma. Mas o melhor mesmo é dizer que cerveja “hidrata”. Vai se enganar assim lá embaixo, camarada! (PS -> Bebo cerveja todo dia)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master